Trieste 1953
'O Território Livre de Trieste foi criado em 1947 na sequência do tratado de paz com Itália no final da II Guerra Mundial dissolvendo-se em 1975.
A T.L.T. foi dividido em duas zonas:
A Zona A:
De 222,5 km ², com cerca de 310.000 habitantes (dos quais as estimativas dos Aliados, 63.000 eslovenos) de San Giovanni di Duino, incluiu a cidade de Trieste e termina em Muggia, foi administrada por um governo militares Aliados (Allied Military Governo - Território Livre de Trieste - British U. S. Zone);
Zona B:
Com o norte-Istria ocidental, com 515,5 km ², e cerca de 65.000 habitantes (35.000 italianos, 22.000 Eslovenos e croatas 9000 as estimativas de alguns historiadores. Que foi administrada pelo Exército da antiga Jugoslávia.
A Zona B foi, por sua vez, dividido em duas partes:
O distrito italiano-esloveno de Koper e o distrito de Italiano-Croata Buie, separados pelo rio Dragonja. Koper tornou-se a sede das antigas bases militares e civis na área.
Este fenómeno causou uma assimetria nas administrações.
A zona-A foi de administração não fronteiriça controlada por britânicos e americanos. A zona-B serve de estado-tampão com o estado vizinho, a Jugoslávia (que aspiravam ao anexo todo o território).
Quase nunca funcionou como um verdadeiro Estado independente. As suas operações foram dependentes da nomeação de um governo pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. A escolha do governo durou vários anos, ao longo dos quais, foram propostos vários nomes sistematicamente vetados por ambas as partes (tanto da parte dos aliados como dos russos).
Em 1952, na Zona A, certos poderes (incluindo a Direcção de Finanças e Economia), foram confiados aos gestores nomeados directamente pelo governo italiano.
No entanto, em 5 de Novembro e 6 de 1953 em Trieste, houve violentos combates nas ruas por parte de quem apelava para a reunificação da cidade para Itália e contra a presença administrativa da ONU.
Seis pessoas foram mortas em motins pertence ao grupo italiano étnicas (os mortos seis mais tarde foi condecorado com a medalha de ouro no valor do governo italiano).'