terça-feira, 22 de setembro de 2009

As 'quatro verdades' esquecidas


Uma das criticas á filosofia contemporânea ocidental está interligada com as concepções da primeira nobre verdade, a verdade do sofrimento.
A partir de Nietsche, que proclamou a morte de Deus, o pensamento ocidental existencialista desenvolve-se num nihilismo e pessimismo angustiantes, porque representam a primeira verdade sem a existência das 3 demais, que apontam um caminho, uma saída, uma salvação.
Mesmo as doutrinas marxistas, que se vangloriam de serem 'afirmativas' e 'progressistas', esbarram nos problemas humanos, limitando-se aos sociais.


O desenvolvimento da análise da Primeira Nobre Verdade conduz a uma explicação física do mundo como materialidade.
Pois a matéria, de que é constituida a forma e natureza de todas as coisas, pode ser definida como energia, isto é, algo que se pode descrever como agitação incessante e sem repouso; Numa outra palavra, como dukkha.

A Segunda Nobre Verdade, a verdade da 'causa do sofrimento' , está explicada por uma lei de causa e efeito chamada
Kamma, ou karma. Buddha definia-o:
''Isto tendo sido, aquilo vem a ser”.


Define-se, também, com isso, a inexistência de um eu substancial, ou alma, pois o processo do vir a ser está em completa mutação.
O karma é uma explicação da origem da vida no universo, e da própria existência deste universo. Mas nem mesmo Buddha recomendava investigações como estas, que não conduzem ao fim do sofrimento, mas dizia que:
“Nem Deus nem Brama podem ser os criadores da roda do Samsara; Um fenômeno vazio segue o seu curso sujeito à causa e ás condições”

Roger Samuel




.... nunca se vive num Nihilismo eterno.